23 de setembro de 2011

24 - O risco realimentado pelo mercado

(Ivan Siqueira)

A melhor coisa que existe na vida é concordar. Quando a gente concorda, só arranja amigos! É tão fácil concordar, mas, se discordamos, é inimigo pra tudo quanto é lado! Mas vale a pena discordar, a participação na vida é mais intensa! Se eu tiver que, em poucas palavras, justificar por que os preços caem na bolsa de valores, está na ponta da língua: os preços caem quando aumenta a rentabilidade deles! Você não errou, não? Você não quer dizer o contrário, o preço cai quando cai a rentabilidade dele? Não, é o que eu disse, mesmo!

Cara, vão discordar direto disso! Mas só há avanço se há discordâncias, quando todo mundo concorda passa em branco. É muito bom que a gente possa olhar o mercado de ações como quem vê o mercado de qualquer produto de investimento. Qual a diferença entre comprar sapatos, televisores ou comprar matéria-prima para uma fábrica? É que compramos sapatos e televisores como consumo, e uma empresa compra matéria-prima como investimento. Quando compramos ações na bolsa estamos comprando investimento. Qual a diferença? Investimento tem que render, consumo não, só rende satisfação, prazer, ou como preferem os economistas, utilidade.

Quanto por cento um investimento deve render? Vai depender do tipo de investimento. Errado, absolutamente errado! Todo investimento deve render o que qualquer investimento rende, investimentos que rendem abaixo de outros investimentos , são excluídos do mercado, porque os capitais migram para os que rendem acima. Na bolsa de valores também existe esse fenômeno, toda ação é obrigada a render tanto quanto rende o melhor dos papéis, do contrário seria expulsa. Mas, por que não é expulsa? Porque, em determinado momento, os papéis que rendem bem, perdem retorno, e se igualam aos papéis que rendem pouco. E por que isso acontece? Porque o mercado só sobrevive apresentando riscos, risco é o alicerce do mercado de renda variável, quando acabar o risco, se acabasse, a rentabilidade do mercado cairia, e o dinheiro migraria para títulos sem risco. Onde você iria preferir colocar seu dinheiro, em títulos públicos, ou em uma produtora de petróleo? Pode, uma produtora de petróleo, um dia vir a ser um investimento sem risco? Por outro lado, será que são, os títulos públicos, de fato, investimentos sem risco? Bem, uma coisa é certa, se tem risco , tem retorno compensando o risco. Então, se assim é, todo mundo estaria investido onde o risco é maior. Não, por dois motivos, por causa da aversão ao risco, e por causa da diluição do mercado entre muitos, ou seja, quando todos preferem correr riscos, o aumento da oferta reduz o retorno, e esse retorno mais baixo se torna incompatível com o risco que não caiu, só o retorno caiu, mas ele passa a não compensar o risco, a partir desse ponto, ele reverte, procurando o equilíbrio. Se o risco de um papel caísse junto com o retorno, o preço do papel não cairia!

O homem criou os mercados, e, sabiamente, oferece riscos que são compensados pelo retorno, se você quer ganhar mais, corra os riscos, você pode até sair do mercado com alta rentabilidade, e o risco não te pegou, você apenas se arriscou, mas se deu bem! Mas, isso só esporadicamente, você entrou e saiu e não vai voltar, naquele espaço de tempo, por uma coincidência, o risco não atuou, mas se você ocupa todos os tempos de um mercado de risco, está sujeito a ele, porque o mercado está preparado para o risco te pegar! E como ele te pega? Quando cai a procura, porque não foi compensada pela queda do risco. Então, o mercado é malvado? Não, mercados de risco só sobrevivem se o risco se apresenta, ou melhor se as perdas se apresentam. Mas, o que atraem nesse mercado, então? Riscos positivos, ganhos espetaculares! Mas, por que esses ganhos espetaculares não se perpetuam? Porque aí o mercado deixaria de ser de risco. Mas não seria melhor contar com um mercado inteiro que não fosse de risco? Todas as empresas da bolsa no mesmo nível de rendimento dos títulos públicos, risco zero ou muito baixo, isso não seria o ideal? Isso seria impossível, porque o rendimento de uma ação é o rendimento de uma empresa, de um segmento do mercado, de uma tecnologia, e isso jamais vai ser igual entre todas as empresas, e, muito menos, igual ao setor governo. Assim, vivemos como numa travessia da Niagara Falls, em cima de um fio de aço e carregando uma vara que nos dá o equilíbrio! Mas, pra quê? Pra conseguir chegar do outro lado! Investimentos, são isso, atraem pelo seu final esperado!

Ivan Siqueira

Nenhum comentário: