23 de setembro de 2011

16 - A inflação não é um refugo

(Ivan Siqueira)

É muito diferente a visão de um economista da visão do senso comum sobre o que seja a inflação. Uma das visões mais equivocadas, inclusive pelo jornalismo econômico, é sobre aumentos de preços na economia, os preços dos bens e serviços. O senso comum acha que qualquer aumento de preços é ruim, é prejudicial à economia, pensa-se que toda inflação em patamar mais elevado é pior do que inflação em menor patamar, em resumo, pensa-se que inflação é coisa ruim, sempre! Mas, um economista tem o direito de contestar idéias como essas, e esclarecer, existe inflação boa e desejada!

Existem 3 grandes preços em qualquer economia de mercado: a taxa de câmbio(o preço da moeda estrangeira), a taxa de juros(o preço do dinheiro) e a taxa de inflação(o preço dos bens e serviços).

Veja bem, a taxa de câmbio deve flutuar, porque só flutuando ela pode fazer correções na economia, quando ele se encontra em desequilíbrio o banco central atua, modificando seu nível. Fora o banco central, mecanismos outros naturais também atuam alterando a oferta e demanda de moeda estrangeira. Quer dizer, a taxa de câmbio pode se mover e ninguém reclama, mesmo quando a moeda nacional vai se desvalorizando, o senso comum aceita que isso é uma defesa da economia.

A taxa de juros também funciona assim, ela pode se mover livremente, quando a inflação está elevada, a taxa de juros subindo, reduz investimentos e consumo, e isso, pensa-se, traz a inflação para níveis menores. Pode ocorrer o contrário, uma necessidade de redução da taxa de juros, de modo a incentivar a demanda, o crescimento da economia. Quer dizer, a taxa de juros também pode se mover e ninguém reclama, o senso comum aceita que taxas de juros variáveis são normais na economia.

O que não dá para entender, é por que o senso comum não aceita inflação, pensa-se que toda inflação seja ruim, inflação é o capeta! Desculpe dizer, inflação não é refugo! Por que os preços não podem subir também, funcionando como estabilizadores, tanto quanto a taxa de câmbio e a taxa de juros? Os preços são o mais natural elemento de uma economia, se considerarmos ambientes não oligopolizados, concorrenciais. A chance de manipulação equivocada da taxa de câmbio e da taxa de juros, por políticas econômicas que não estão convenientemente colocadas, é grande, já quanto aos preços, eles vão para patamares buscando equilibrar oferta e demanda naturalmente, o que significa dizer que toda inflação é necessária, e toda inflação é a defesa do nível de emprego, os preços sobem para evitar jogar o empregado na sarjeta. Se você atua sobre essa inflação com mecanismos artificiais, tem que pagar o preço de ver as filas de gente procurando emprego aumentadas. Isso pode, desemprego pode, mas, inflação, não?

Nos jornais, às vésperas do reveillon, está lá: o governo conseguiu, é a menor inflação dos últimos anos! Nas urnas, o cara pensa, vou votar nele, ele conseguiu, é a menor inflação de todos os tempos, é fantástico! Nas ruas, um mundo de gente que deseja trabalhar não consegue emprego, o senso comum jamais vai saber que quem desempregou essas pessoas foram os preços, a inflação baixa. O que eu acho, é que não é só o senso comum que tem dificuldades de enxergar a economia, tem mais gente nisso!

Ivan Siqueira

Nenhum comentário: