22 de setembro de 2011

1 - O que é o Economeditando Blog

(Ivan Siqueira)

Esse blog é o que penso sobre minha profissão: pensar e repensar a teoria econômica é o trabalho mais dignificante de um economista. Precisamos questionar os fundamentos da economia! Mas, quem pode fazer esse questionamento? Apenas economistas? É claro que não, toda ciência obtém informações do senso comum e transforma essas observações em elementos científicos. Isaac Newton observou que a maçã caiu, então, houve uma razão! Ali, era o senso comum observando, já a teoria que dali ele extraiu é a ciência atuando! Assim, qualquer pessoa pode colaborar com a Economia, desde estudantes de Economia, até uma dona de casa, um engenheiro, um dentista! É dar um passo, e esse passo pode mudar tudo! Aqui, não existem opiniões melhores do que opiniões, apenas opiniões diferentes!

Com este blog, tenho objetivos, que penso ser uma obrigação dessa profissão, o mais forte deles é tratar da teoria econômica convencional, aceita, ensinada nas escolas, e aprendida, mas nem sempre compreendida. Desejo compreendê-la melhor, e como fazer isto? Expondo dúvidas, e elas são muitas. Assim, esse blog pode parecer uma sala de aula, mas, com certeza, o aluno sou eu, aqui pretendo aprender, pensando em voz alta! Mas, se outra voz se agrega a minha, ou muitas vozes, a coisa pode estar começando a fluir!

Se você entende que isso é uma questão relevante, participe aqui dando idéias, alicerçando as minhas idéias, e mesmo questionando as que você ache que deva fazer. O objetivo desse blog não é duelar na área do conhecimento, mas trocar ajuda, o mundo já está repleto de egos excitados, e de debates que só pretendem mostrar que alguém é melhor do que alguém, isso já cansou! Aqui, o que pretendemos é agregar conhecimento através da ajuda mútua.

O blog é moderado por mim, os comentários dos internautas serão publicados na medida em que colaborem para a discussão em pauta, não é intenção do blog debates acalorados que possam levar a tornar mais complexas questões que, ao contrário, necessitam de clareza em seus temas. O que desejamos com essa iniciativa é fornecer elementos que possam ser úteis ao entendimento da Economia, seja por profissionais, seja pelo cidadão que deseje conhecer um pouco desta ciência. Assim, me reservo o direito de não publicar comentários que julgue não atender aos propósitos do blog. Ao enviar seu comentário você concorda com esse critério de moderação do blog.

Não posso deixar de falar do mais importante. Este blog nasce de uma questão que me acompanha há tempos, entendo que os males do mundo são causados muito mais por uma incompreensão da teoria econômica do que por dificuldades do mundo real. É preciso refletir sobre isto, dificuldades e crises econômicas só acontecem como o resultado de idéias que as produziram! Já pensou, se por acaso estou certo!

Ivan Siqueira

Nenhum comentário: