23 de setembro de 2011

24 - Eratóstenes, esse maluco!

(Ivan Siqueira)

Economia é uma ciência , e ciência se faz com medidas. Mas, muito antes do advento da Economia como ciência(1776), outras ciências já faziam medidas impressionantes! Acabo de me lembrar de Eratóstenes, esse maluco! Um grego que foi filósofo, historiador, matemático, astrônomo, bibliotecário. Ele morreu no ano de 197 a. C. Esse cara mediu o perímetro da Terra, dois séculos antes de Jesus nascer! O pensamento pode tudo!Esse cara, só tinha um bastão e conhecimento científico, mais nada!

Ele vivia no Egito, em Alexandria, mas estando na cidade de Siena, verificou que ao colocar um bastão enterrado no solo, ao meio-dia, não havia sombra do bastão. Ele foi para Alexandria, colocou o bastão, ao meio-dia, e verificou que havia uma sombra do bastão. De cara ele já matou uma coisa: a Terra não é plana, se fosse, as sombras seriam iguais!

Aí, ele mediu o ângulo formado pela sombra do bastão em Alexandria, e verificou que tinha aproximadamente 7º (graus), e entendeu que essa diferença representava a distância entre as duas cidades, e, mais, sua proporção com o perímetro da Terra. A distância entre Siena e Alexandria era conhecida por todos, era de 5.000 estádios. É que não se mediam grandes distâncias com quilômetros, mas com essa medida estádio, que era o tamanho de um estádio grego, daqueles onde se faziam as olimpíadas, etc.

Aí, ele viu que 7º representa aproximadamente 50 pedaços de 360º. O que era esse 360º ? Era a Terra como um todo. Então a distância entre as duas cidades era 1/50 da Terra. Então, ele fez uma continha simples, multiplicou 50 x 5.000 estádios, e encontrou 250.000 estádios. Ele então anunciou, o perímetro da Terra tem 250.000 estádios! Estava dito e encerrado seu trabalho.

Voltemos para os dias de hoje. O tamanho dos estádios gregos era variável, mas os estudiosos sabem que o mais padrão era o estádio com 160 metros, então, em 1 Km cabem 6,25 estádios, e como Eratóstenes mediu a circunferência da Terra em 250.000 estádios, dividindo por 6,25, dá 40.000 quilômetros, que seria o perímetro da Terra em quilômetros. Hoje em dia, por processos modernos, a medida da Terra circundada pelo Equador, é perfeitamente calculada, é de 40.072 quilômetros! Não há erro nas contas de Eratóstenes (o erro é de 0,2%, desprezível)!

O cara só tinha um bastão e ciência na cabeça! Aplausos para esse maluco!

Nota: Siena é uma cidade que mudou de nome, hoje chama-se Assuam. A distância entre Assuam e Alexandria é de 800 kms. Será que é 5.000 estádios divididos por 6,25? Na mosca!

Ivan Siqueira

Nenhum comentário: