(Ivan Siqueira)
A questão pode parecer velha, desgastada, mas só parece, na verdade, é um dos mais instigantes temas da economia. Produzir cria procura suficiente para comprar a produção de volta? Ou produzir pode ser o problema da economia? E, por que, deveríamos nos preocupar com isso, nesta etapa da vida? Precisamos, sim.
O debate é antigo, e o responsável é Jean Baptiste Say, foi ele que criou uma lei que passou a ser o fundamento do classicismo, a conhecida “lei de Say”, ela diz, suscinta e muito claramente: a oferta cria sua própria procura!
O que essa lei pretende dizer? Ela é clara, basta produzir que a renda que comprará a produção já teria sido criada pela própria produção! Assim, não há nenhuma possibilidade de desequilíbrio entre produção e renda, toda produção criou uma renda necessária e suficiente para comprá-la de volta.
Bem, eu gostaria de investigar isso, porque as idéias de Say devem ser vistas aos olhos do conhecimento científico de hoje! Say nasceu em 1767 e publicou no ano de 1803 seu mais famoso livro, o "Tratado de Economia Política", onde expôs sua teoria, que teve longa vida, e que até hoje é cultivada!
Sua lei, " a oferta cria sua própria procura" é uma idéia fantástica, mas o que contém ela de verdade? É que depois de de Say muita água já rolou, vieram, Keynes, Marx, Kalecki, Friedman, Lucas, e você acha que esses economistas vieram em branco? Claro que não, eu tenho que pensar na lei de Say, mas com o conhecimento que temos pós contribuição dos economistas que ofereceram contribuição depois de Say. Imagine se eu vivo na época de Say! Como questionar argumentos tão fortes como os dele? A sorte é que eu nasci depois de Bob Lucas, de Modigliani, de Tobim, e cada pensador desses me faz ver as idéias de Say por outro ângulo. Rosa Luxemburgo também tem contribuições fantásticas! Vou falar disso a qualquer hora. Esse blog foi criado para isso, economeditar!
Volto a qualquer momento com esse tema fabuloso da Economia, basta apenas produzir, a produção será comprada? Veremos! Se você tem idéias a respeito, mostre pra gente! Aqui, idéias são tudo!
Ivan Siqueira
22 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário