28 de outubro de 2015

53 - A demanda por moeda

(Ivan Siqueira)

Os agentes econômicos podem preferir possuir moeda ou títulos. Se preferem reter moeda, preferem estar líquidos, e, assim, diz-se que têm uma preferência pela liquidez. Moeda apresenta dois componentes:

Moeda manual
Depósitos à vista

A este conjunto moeda manual + depósitos à vista, chamamos de moeda. Mas, o dinheiro pode estar, altenativamente, em títulos. Mas, por que motivos procuramos moeda ao invés de títulos:

Procuramos moeda por dois motivos:
a) Para transações – ou seja, para efetuar nossos pagamentos com compras, dívidas, etc. Quanto maior o nível da renda, maior é o nível de transações, e maior é a demanda por moeda(dinheiro).

b) Para especulação – ou seja, para ganhar juros quando a taxa de juros está alta. Assim, quando a taxa de juros está baixa, maior é a procura por moeda pelo motivo especulação, quando a taxa de juros está alta, menor é a procura por moeda pelo motivo especulação, porque o dinheiro estará sendo direcionado para títulos.

Assim, a demanda por moeda para transações varia diretamente com a renda; e a demanda por moeda para especulação varia inversamente com a taxa de juros.

Veja o gráfico:
 

Quando a taxa de juros cai de i1 para i2, a demanda por moeda aumenta de M1 para M2. Assim, graficamente, a curva de demanda por moeda(Md) é descendente e inclinada para a direita.

Ivan Siqueira

Nenhum comentário: