28 de outubro de 2015

55 - Iniciando em economia externa

(Ivan Siqueira)

Cada nação mantém relações econômicas internacionais com o resto do mundo. Exportamos para eles; importamos deles; pegamos empréstimos com bancos do exterior; eles pegam empréstimos com nossos bancos; fazemos turismo lá fora(vamos a Disney); eles fazem turismo aqui em nosso país(vêm sambar no carnaval); pagamos fretes marítimos quando usamos navios estrangeiros; eles nos pagam fretes quando usam navios brasileiros; pagamos seguros a empresas estrangeiras no comércio internacional; eles pagam seguros a seguradoras brasileiras no comércio internacional; pagamos juros a eles quando pegamos empréstimos em moeda estrangeira no banco lá fora; eles pagam juros a nossos bancos quando tomam empréstimo aqui. Enfim, se residentes em uma economia transacionam com não-residentes nessa economia, isto configura uma relação econômica externa do país com o resto do mundo, e isso se dá em moeda estrangeira, dólar, euro, libra...

Os que trazem moeda estrangeira para o país são os ofertantes de moeda estrangeira, eles vão vender seus dólares aqui, porque aqui eles vão precisar de reais(R$). Quem são esses ofertantes? Os exportadores(eles vão obter dólares), os que pegaram empréstimo com o exterior(vão obter dólares), os turistas que vieram de fora(vão trazer dólares), os que pagam juros aos bancos brasileiros(vão enviar dólares ), se um investidor estrangeiro compra ações na BOVESPA(vão enviar dólares), ou seja, toda operação em que o dólar vai ser obtido pela economia doméstica, é uma oferta de dólares(ou moeda estrangeira).

Ao contrário, os que precisam de dólar para fazer pagamentos lá fora, são os demandantes de moeda estrangeira, exemplo, os importadores(eles precisam de dólares pra pagar as compras que fizeram), os que pegaram empréstimos lá fora, quando receberam o empréstimo eram ofertantes de dólares, mas agora precisam pagar os juros e as amortizações(eles precisam de dólares), nossos turistas brasileiros que vão conhecer a Disney(eles precisam de dólares), os que precisam pagar o seguro a uma seguradora em Chicago(eles precisam de dólares)., se uma empresa brasileira investe comprando uma empresa no exterior(como a Petrobras que comprou uma refinaria em Pasadena), eles vão precisar de dólares.  Enfim, esses são os demandantes de dólares.

A todo momento existirá uma oferta de dólares e uma procura por dólares. Nesse mercado, a moeda estrangeira(o dólar) é como uma mercadoria qualquer, como tomates, como carros, uns precisam dela, outros a oferecem. Daí, desse confronto entre oferta e procura, sai o preço dessa mercadoria dólar, que é a taxa de câmbio!  Tem muita oferta, ou tem mais demanda?  O preço vai se formar com base nisso!
No próximo post, veremos como se forma a taxa de câmbio!

Ivan Siqueira

 

54 - Demanda por moeda inelástica

(Ivan Siqueira)

(Para melhor entendimento deste post, leia antes o 53)

O que nos diz uma curva de demanda por moeda mais incinada(mais em pé) :


 
A curva Md mais inclinada nos mostra que a resposta do aumento da demanda por moeda (de M1 para M2) é pouco sensível  a queda da taxa de juros(de i1 para i2), demanda pouco elástica a taxa de juros! Quanto mais em pé, mais inelástica é a demanda por moeda, ou seja, a variação da procura por moeda reage pouco a variações na taxa de juros!

Ivan Siqueira

53 - A demanda por moeda

(Ivan Siqueira)

Os agentes econômicos podem preferir possuir moeda ou títulos. Se preferem reter moeda, preferem estar líquidos, e, assim, diz-se que têm uma preferência pela liquidez. Moeda apresenta dois componentes:

Moeda manual
Depósitos à vista

A este conjunto moeda manual + depósitos à vista, chamamos de moeda. Mas, o dinheiro pode estar, altenativamente, em títulos. Mas, por que motivos procuramos moeda ao invés de títulos:

Procuramos moeda por dois motivos:
a) Para transações – ou seja, para efetuar nossos pagamentos com compras, dívidas, etc. Quanto maior o nível da renda, maior é o nível de transações, e maior é a demanda por moeda(dinheiro).

b) Para especulação – ou seja, para ganhar juros quando a taxa de juros está alta. Assim, quando a taxa de juros está baixa, maior é a procura por moeda pelo motivo especulação, quando a taxa de juros está alta, menor é a procura por moeda pelo motivo especulação, porque o dinheiro estará sendo direcionado para títulos.

Assim, a demanda por moeda para transações varia diretamente com a renda; e a demanda por moeda para especulação varia inversamente com a taxa de juros.

Veja o gráfico:
 

Quando a taxa de juros cai de i1 para i2, a demanda por moeda aumenta de M1 para M2. Assim, graficamente, a curva de demanda por moeda(Md) é descendente e inclinada para a direita.

Ivan Siqueira