14 de janeiro de 2012

32 - A Economia é igual a Física

(Ivan Siqueira)

Há que se repensar tudo na vida, a não ser que as coisas andem na linha! É visível a fragilidade da economia, que já foi motivo até de piadas, uma delas diz que, se dois economistas concordam, é que um não entendeu bem os conceitos do outro!

O assunto nos remete para a dúvida de se a Economia seria, de fato, uma ciência. Bem, se não é, tem que ser! E se não é, em que ponto ela deixa de ser? É preciso investigar passo a passo, ponto por ponto, conceito por conceito, para que a fragilidade, a rachadura, seja desvendada.

Não critico a economia enquanto ciência, estou convicto de que ela é, verdadeiramente, uma ciência, chamar de “exata”, aí já são outros quinhentos. Mas, quem é ciência exata? A Matemática! Mas, quem mais? Na verdade, não existe uma ciência inteiramente exata, apenas partes de uma ciência são exatas. Com a Economia, acontece exatamente o mesmo, por exemplo, a lei da oferta e da procura é exata. Mas, o que nos diz essa lei? Nos diz que a preços maiores do que o preço de equilíbrio, a oferta é maior, mas a procura é menor, o que traz os preços caírem de volta ao equilíbrio. Da mesma forma, a preços menores do que o preço de equilíbrio, a procura é maior, mas a oferta é menor, o que faz os preços subirem até o preço de equilíbrio. Isto é tão exato como uma lei da física que diz que “a força necessária para acelerar um corpo é diretamente proporcional a sua massa”, segunda lei de Newton.

Mas, a pergunta que Newton deve ter feito a si mesmo, pode ter sido: mas em que condições? Sei lá se Newton se perguntou sobre isso! O que sabemos atualmente é que as leis da Física podem não ser tão exatas quanto se imaginava. Novos dados analisados pelos telescópios Hawai Keck e Chile Extremely Large podem mudar todo o conceito de leis da Física, a partir desses dados há de se considerar de que ponto do Universo estamos nos referindo, e a Teoria Geral da Relatividade, formulada por Albert Einsten, ameaça a Física de ser considerada ciência não exata, essas novas descobertas remetem a que as leis da Física podem ser diferentes dependendo do ponto em que você está no Universo! Erraram os físicos? Não, apenas deixaram de observar certas condições!

E a Economia, o que tem há ver com isso? Tem tudo há ver. Em qualquer ciência há de se considerar as condições “ceteris paribus”, ou seja, tudo o mais sendo considerado à parte. Sim, jamais existirá uma ciência que desconsidere a condição “ceteris paribus”, seria o primeiro erro da ciência! Assim, até a lei da oferta e da procura é frágil, se não lhe impomos certas condições. O papel de um economista é ter uma questão sob análise científica, mas sem perder de vista a questão mais fundamental, e tal como os físicos se perguntar: em que “universo” estamos?